O Charuto!

 

w w w . h a b a n o . n e t 

____ sua primeira revista eletrônica sobre Charutos

My Pug!

Primeiras Baforadas ...

www.habano.net

 

Pinar del Rio, Cuba

 

My Pug!Principal

My Pug!O Charuto!

My Pug!Como Escolher?

My Pug!Os Acessórios!

My Pug!Como Acender?

My Pug!Como Degustar?

My Pug!Dicas de Etiqueta!

My Pug!Dúvidas?

 

 

postmaster@habano.net


 

Primeiras Baforadas ...

H. Escaparate
por Hermann Escaparate

Pinar del Rio, Cuba

O que é degustar um charuto?

"Vá até a adega e pegue aquela garrafa especial de rum, conhaque, vinho ou whisky de sua preferência. Sente-se na poltrona mais confortável e abra aquela caixa perfumada de charutos. Você está prestes a iniciar uma grata reflexão dos valores únicos de uma terra rica em histórias. Contidos sob as camadas generosas das folhas de tabaco destes charutos, os paladares e odores confirmam a aura de complexidade que envolve o charuto ... Então, imagine-se no meio de uma Vega (plantação de tabaco), rodeado por plantas de um verde ofuscante e de folhas abundantes e largas. Uma leve brisa agita as folhas e faz um bouquet natural aflorar daquela imensidão. Algumas pessoas estão colhendo as largas folhas e separando-as em diversas pilhas, dependendo da altura em que elas nasceram na planta. Mais adiante, um galpão encerra dentro de si folhas marrons de perfume inigualável que são levadas com cuidado para uma seleção criteriosa. Dentro em breve, quem sabe em alguns meses, estarão nascendo obras de arte destas folhas - os Puros.

Parabéns, você tem em suas mãos uma obra de arte da Natureza."

H. Escaparate

Não fosse o enorme trabalho e afinco com que o charuto é elaborado nos países de sua respectiva procedência - Cuba, República Dominicana, Honduras, Ilhas Canárias, México, Brasil, Indonésia, ... - seria bastante cruel (para não dizer desumano) rotular o prazer de degustar um charuto como sendo apenas o ato de "fazer fumaça". Reverenciar a própria Natureza e as pessoas que dominaram a arte de elaborar uma obra-prima 100% natural é um dos passos para se compreender o charuto e o prazer de degustá-lo. Longe da simples simbologia de status que o charuto atribuía ao seu portador, hoje, mais democrático do que nunca, o charuto já se tornou o principal assunto de homens e mulheres em jantares, reuniões de amigos e mesas de cigar rooms em todo o mundo.

O guia "Primeiras Baforadas ..." pretende levar até você, futuro connaisseur, as noções básicas sobre como relevar o enorme trabalho e esforços empenhados na elaboração de um charuto, bem como, disponibilizar informações úteis para o degustador de charutos, ou aficionado - do iniciante ao mais experimentado.

Seja bem-vindo e aproveite!